quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Preocupação ou é Falta de Confiança em Deus?

Viver sem preocupação não é tarefa das mais simples, mas é possível. Para entendermos o por que não devemos nos preocupar, temos que fazer uma análise etimológica (significado) da palavra dentro de nossa língua. A PREOCUPAÇÃO em tradução livre vem
da junção do Radical PRE (PRÉ= antes) e OCUPAÇÃO (ocupado). Então preocupar-se significar “estar ocupado antes”.Segundo alguns dicionários preocupação é também “ocupar fortemente o espírito.
O correto é vivermos cada momento, justamente no momento que acontecem as coisas, sem angustia sem sofrimento prévio. Caso contrario no estressamos pela demora ou nos frustramos quando acontece de forma contrária a que esperávamos.
Devemos nos interessar em nossas conquistas? Sim; mas sem nos afastar da direção de Deus. Temos que estudar e trabalhar para nossa sobrevivência? Sim; mas sem sofrermos amargamente, sem reduzir a produtividade,  ou sem perdermos a confiança em Deus.
A preocupação nos atrapalha encontrar uma solução, ela nos mobiliza, o interesse real nos leva a solução. Paulo sabia ter abundância de coisas assim como a sofrer necessidade. Mas ele afirma que tendo aprendido a suportar as dificuldade ele  disse: “ Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Ele estava dizendo que não havia derrota com Deus, que mesmo no vale o Senhor nos conforta e que cada dificuldade nos transforma e nos torna servos melhores.
Vejam o exemplo do ouro. Quanto mais ele passa pelo fogo, mais impurezas ele deixa para trás e mais puro e precioso ele se torna. Seu valor é dez vezes mais que antes do fogo. O valor é muito superior. É isso que Deus faz. Nos molda pois sabe o valor que temos e Ele investe e valoriza. Cada dor que passamos ou perda e até mesmo derrotas em batalhas que eram impossíveis de perder, serve para nosso crescimento espiritual.
A palavra de Deus afirma que devemos nos alegrar pela provação sofrida. (Tg.1.20) . E os versos seguintes dão a resposta (Leia a carta de Tiago, são apenas 5 capitulos – 20 minutos de leitura, ou menos), o teste produz a paciência. Paulo completa em Romanos 5.4, que a paciência produz a experiência e essa, a esperança. E a esperança é ter Cristo em nós (Cl. 1.27).
Caso ache que Ele tenha se esquecido, espere não desanime. Quando o fogo acabar, serás o ouro mais brilhante e puro que existiu, baterá e não se quebrará, somos como filho de Deus forjados para Ele em meio ao fogo para sobreviver a guerra.
E tudo serve de exemplo para o próximo. Como servos ao sofrer e vencer estamos testemunhado para outros e contribuindo com o crescimento. Gosto de afirmar que metade do que me tornei devo primeiramente a Deus e em segundo lugar a meus pais que foram exemplo em tudo. Principalmente meu pai, as horas de joelho, ou diante da bíblia, suas orações diante do céu coberto de estrelas, seu entusiasmo na portaria da Igreja, seu jeito cortês de tratar a todos, irrepreensível em tudo. Tudo isso me fez enxergar a muralha que estava na minha frente. 20 anos sem emprego, nunca vi meu pai preocupado, e nem Deus deixa minha casa passar fome. As palavras de Cristo aos discípulos falam forte na minha vida, pois eu vivi na pele; eu vi um homem vivendo o que Ele falará.
E esse homem me ensinou tudo o que ele sabia e continua a me ensinar. Por isso eu sei que é possível viver sem ansiedade e PREocupações. Hoje não por orgulho eu digo isso, mas por que vejo  a mão poderosa de Deus na minha história e da minha casa, hoje meu pai tem um emprego no qual ele é valorizado e tem todos os seus filhos formados ou se formando. Cada um em uma área especifica, Um físico, dois administradores, um designer e um jornalista. Pessoas que há 20 anos ninguém depositava esperança. Mas as provas produziram paciência (aprender isso requer tempo e sacrifícios) e esta produziu experiência ( As marcas da vida servem para ensinar) e por fim nos ensinou a ter esperança.
Se você não acredita no seu sucesso. Quero lhe informar que eu acredito. Você vai chegar lá, eu cheguei por que você não? Confie em Deus. O sonho Dele é  realizar os seus. Só precisa se entregar por completo. Nele há liberdade.

Deus te abençoe.


Renato de Oliveira.

Nenhum comentário: