sábado, 26 de fevereiro de 2011

Posso todas as coisas naquele que me fortalece-Fl. 4,13


Um breve esclarecimento para os que lêem as cartas paulinas:

As circunstâncias em que a carta aos Filipenses foi escrita devem ser levadas em consideração. Isso torna o texto bíblico mais impactante. Paulo se encontrava preso nos calabouços de Roma, já no governo do Imperador Nero. As acomodações dele não eram nada comparada as dos presos de hoje. Sua cela media 2X1,5 aproximadamente. Paulo não era alto, mas o local dificultava seu andar, por isso não podia se movimentar muito no interior da prisão.
Sua cela era a última e o esgoto, a céu aberto, das outras celas passava por ali. O lugar era terrivelmente fétido... Devemos lembrar que, mesmo naquelas circunstâncias, ele estava pronto para dizer ou escrever palavras como: “Regozijai-vos...” (Fl.4. 4), “ Posso todas as coisas...”(Fl.4.13), ou a frase: “Porque o viver para mim é Cristo , o morrer é ganho”. (Fl.1.2l). Para o apóstolo, seus sofrimentos eram o “ resto das aflições de cristo pelo seu corpo, que é a igreja.” (Cl. 1.24). Saber isso o fazia regozijar...

Comumente citamos esse versículo sem atentarmos para o seu contexto. Estufamos o peito e enchemos a boca: “Posso tudo naquele que me fortalece...” Deus nos fortalece em tudo, com certeza, mas, nós estaríamos suficientemente fortes para suportar tudo em nome D’Ele? Ou na primeira trombada vamos arriar a crista e falar palavras sem pensar e até mesmo blasfemar contra o Seu Nome? Os nossos irmãos da Igreja primitiva não cogitaram isso, antes, a cada pedrada, levaram o evangelho da salvação aos lugares mais distantes possíveis. Que diremos do apóstolo Pedro, João, Estevão... O próprio Paulo... Nenhum deles negou o Cristo ressurreto... Nenhum deles virou as costas e voltou atrás. E nós? Estamos fortes o bastante para suportar o que eles suportaram? Passaríamos fome, sede, frio sem reclamar? Estaríamos dispostos a imitá-los? Tenho minhas dúvidas.

No versículo 12 o nosso amado apóstolo diz o seguinte: “Sei estar abatido e sei também a ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidades”. E aí? Quando estou abatido e triste, rogo a Deus por misericórdia, mas,quando tenho abundância de alimentos, saúde, dinheiro... Onde está Deus? Cadê Ele? Esqueço que Deus existe e que tudo que consegui foi Ele e somente Ele quem proveu para mim. Não dou graças por nada porque sou auto-suficiente!!!

Se prestarmos atenção, veremos que existem irmãos pertinho de nós que, se ficarem um mês desempregados, enlouquecem e enlouquecem também quem estiver por perto... Um mês... Trinta dias... O que é um mês? Que são trinta dias? Se trabalharam segundo as leis trabalhistas, ficarão alguns meses recebendo um auxílio desemprego, o que dá mais uns meses até se restabelecer em outro emprego... Eu passei vinte anos desempregado. Sem direito a auxílio, ajuda de quem quer que seja... Noites e noites aos pés da cruz pedindo, implorando ao Senhor uma porta aberta... Uma chance de assinar a minha carteira de trabalho... Humilhações várias. E Ele só falava para ter paciência... Para esperar mais um pouco... Era uma voz calma, doce e, ao mesmo tempo forte como um trovão. Falava comigo nas madrugadas; falava comigo na rua; falava comigo na Igreja... E nunca, em momento algum, fui desamparado. Ele sempre esteve com as mãos estendidas para mim. E hoje, depois de tantos anos, aprendo em Rm. 5. 3, 4 e 5 a me gloriar nas minhas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Hoje posso dizer que venci uma etapa e cresci também espiritualmente. O Senhor nunca me esqueceu, nunca deixou faltar o pão à mesa. Nem nas vezes em que caí dos andaimes... E foram 3 quedas bárbaras. Resultado: nenhum osso quebrado, nenhuma seqüela. É por isso que posso dizer: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Olhando para Rm. 5. 3, 4 e 5, percebo que só Ele merece honras e graças. Olhando para a Bíblia, percebo que não sou nada. Não consigo nada por minha própria força... Tudo provem D’Ele. Tudo é D’Ele e Ele dá a quem quiser as bênçãos que estão em Suas mãos.

Todos nós, que temos convicção da nossa fé, devemos olhar para a Bíblia e enxergar ali o nosso Deus falando conosco, nos instruindo na vida cristã, nos ensinando o caminho que devemos andar e, mais que isso: acrescentando-nos mais e mais fé para suportar as tribulações e receber tudo porque tudo provem D’Ele e Ele está no controle de tudo que nos acontece: seja bom ou ruim. Ele sabe a dose certa para nos ensinar a crescer na fé.
O Senhor vos abençoe abundantemente.

Amém!!!