terça-feira, 27 de agosto de 2013

1ª Tm 6.17. Manda aos ricos desse mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;


Nós cristãos, temos o costume de dizer e até acreditar que os ricos não herdarão o reino dos céus. Jesus disse: É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no Reino de Deus.  Até aí tudo bem.   Um camelo nunca passaria pelo fundo de uma agulha, mas se olharmos essa questão bem de perto vamos ver duas coisas importantes: A agulha não era nada mais que uma alusão a um pórtico que ficava ao lado da porta principal de Jerusalém, em que um camelo só passaria arrastando-se ou sendo empurrado e sem a sua carga.  E o que Jesus estava querendo era fixar na mente dos seus ouvintes uma verdade divina com um exagero de linguagem... As parábolas que o digam... A riqueza tanto pode jogar um rico ou um pobre abastado no inferno, pois a salvação está posta para todo aquele que crer no Senhor Jesus independente de ser ou não rico. Aqui, o apóstolo Paulo dá uma admoestação a Timóteo: “Fale aos ricos desse mundo... Aconselhe para eles mudarem de atitude”. Sim... Deus, na sua infinita bondade quer que todos se salvem: Ricos ou pobres, altos, magros, brancos, negros, enfim: De toda língua, tribo ou nação. A riqueza em si não é pecado. O pecado está em tê-la como razão de vida. Quantos ricos na Bíblia alcançaram a salvação? Quantos aceitaram a Jesus?  Quantos usaram seus bens para a manutenção dos apóstolos e progresso do evangelho? Hoje, muitos ricos usam seus bens da mesma forma e, alguns direcionam uma parte dos seus bens para subsistência dos missionários e, os que assim fazem, e se entregam ao Senhor de coração, não ligam para a importância que estão disponibilizando para a obra de Deus.   Outros tocam trombetas (não são propriamente servos de Deus), são altivos sim, cheios de orgulho de uma coisa que não levarão para a outra vida. O Senhor também se preocupa com esses. O conselho de Paulo a Timóteo era o desejo de alcançá-los para o Reino.  Nós somos egoístas ao extremo de querer o céu só para nós, escolhendo quem vai ou não, como se fôramos o senhor de todos. Paulo está aconselhando a Timóteo para dizer aos ricos não deixarem o coração nas riquezas do mundo por que isso leva a perdição. Mas, muitos crentes que nada têm também sonham com riquezas para ficarem na farra. Vide a Teologia da prosperidade... Ao invés de buscar a prosperidade através do trabalho honesto e metódico, querem enricar de forma sobrenatural e com isso renegam a fé no Deus que tudo pode. Os ricos desse mundo têm carência de Deus e quem somos nós para barrar-lhes o caminho da salvação? O grande problema é que nos furtamos a buscá-los com a desculpa que “é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus”. Aí eu pergunto: Se amanhã alguns desses crentes ficarem ricos perderão a salvação? Se acreditam nisso, porque correm atrás da riqueza a todo custo? Estão trocando a salvação pela riqueza? Se pensarmos assim, que os ricos não herdarão o reino dos céus, e logo após corremos atrás de riquezas, somos um bando de hipócritas!
Que o Senhor os abençoe abundantemente.

Amém!!!

Nenhum comentário: