quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás. (Gn 4.7


Às vezes, quando cometemos uma falha, procuramos uma desculpa à imitação de Adão. Adão podia recusar comer o fruto oferecido, mas, foi conivente. Aceitou participar do erro, da desobediência. E culpou a mulher.  É fácil culpar os outros para ofuscar a própria culpa. O erro começou aí. Deus sabe de tudo o que se passa em nosso intimo. Nada escapa do seu conhecimento. Até aqueles bem maquiados... Aparentemente Caim chegou a Deus com uma excelente oferta. E realmente foi. Mas, Deus conhece-nos por dentro da alma. Foi o que aconteceu com Caim. Ofertou com o coração longe da oferta. Isso Deus não aceita. Se vamos ofertar ao Senhor, o coração deve estar livre de quaisquer nódoas. Caim não ofereceu a pior oferta como dizem alguns. Eram as primícias do campo. Os primeiros frutos que ele cultivara. Só que... O coração não foi junto com a oferta.  Misturados à oferta foram a inveja, o ódio, a indiferença, o ar de superioridade...
Geralmente cometemos o mesmo erro. Geralmente agimos como Caim. Ofertamos com o coração carregado de magoas e ranhices e não nos sentimos bem diante do altar do sacrifício. Jesus disse: Ao ofertarmos, se tivermos algo contra um irmão, é melhor deixarmos a oferta no altar e irmos nos concertar com ele (Mt 5.23,24). Isso é bastante sério e tem muita gente brincando com isso. Deus não aceitou a oferta de Caim e ainda o aconselhou a mudar de direção. Ele sempre nos aconselha a escolher o melhor caminho. Maria escolheu a melhor parte: Estar aos pés do Mestre (Lc 10. 42b).
Os nossos desejos, as nossas manias, a nossa má índole devem ser colocados no armário e a chave deve ser jogada fora. Como é difícil não fazer nada errado...! Como é difícil não sucumbir à tentação...! O pecado nos espreita bem de perto. Ele é perigoso, cheio de nuances. Se vacilar... Ele enlaça. Deus falou a Caim “que o pecado jaz a porta”. Nós sabemos que temos de estar vigilantes o tempo todo. Não apenas alguns minutos. A palavra de Deus nos manda orar e vigiar. Nessa ordem.  Porque a vida não é do jeito que nós queremos. Ela não acontece como um passe de mágica. Ela é como o nosso Deus ordenou para nós. Se andarmos com diligencia obedecendo aos mandamentos que o Senhor deixou para seguirmos, com certeza Ele nos aceitará. Não foi o que disse a Caim? “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti?” (Gn 4. 7ª). O Senhor estava dizendo para Caim limpar o coração. Tirar dos pensamentos a inveja, a ira, o rancor e toda sorte de maus sentimentos. Se não fizesse assim, aconteceria o que aconteceu. Ele não sabia, mas Deus é Onisciente. Ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar, por isso nossas escolhas têm de ser segundo a vontade do Senhor.
Mas, graças a Deus que nos dá vitoria em Cristo Jesus. O Espírito Santo nos constrange a abdicar dos nossos desejos, nosso querer e fazer exatamente a Sua vontade. O mundo não conhece isso. O mundo não aceita isso. Por isso andamos na contra-mão do mundo, sobre um fio de navalha. É difícil? É. Mas, só assim conseguiremos chegar ao céu de gozo. Só assim. Jesus nos espera de braços abertos para nos abraçar. Vamos deixar o nosso lado Caim morrer e viver o nosso lado Abel no coração de Deus. Amém?
O Senhor os abençoe abundantemente.

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente reflexão. Quando li essa palavra, o Senhor falou comigo e eu ouvi sua voz. Passei a orar e a limpar o coração. Deus abençõe.

Unknown disse...

Gostei muito do estudo é de muita valia

Unknown disse...

Gostei muito me ajudou muita pra minha meditação.