domingo, 4 de abril de 2010

A Fé

“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb. 11.1)”.
Todos nós temos a idéia de que as coisas têm de acontecer no exato instante da concepção. Não sabemos ou não aprendemos a arte da espera. A Palavra de Deus nos exorta: “Não andeis ansiosos (ou estejais inquietos) por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças (Fp. 4.6)”. A fé exercitada e posta em ação é aquela que crê quando tudo à nossa volta diz que vai dar errado. Uma vez depositada em Cristo, tudo, mas tudo mesmo vai dar certo, independente do que possa acontecer.
Abraão creu quando não tinha nada em vista em que pudesse se apoiar. Apenas creu. E isso lhe foi imputado por justiça. E, quantos de nós alcançamos curas maravilhosas de doenças incuráveis se não por fé? Ser curado de uma gripe ou mesmo “uma dor de cotovelo”, é coisa normal, mas, AIDS, câncer, etc...? Doenças incuráveis que a medicina não aponta cura a curto e médio prazo...? E, quantos cristãos são curados? No nosso meio, vários testemunhos aumentam a nossa fé dia a dia. São pessoas simples que não permitem que nada abale sua confiança no Deus vivo. E não diferem de nós em nada, mas, acharam graça diante do Senhor. Como? Andando na presença D’Ele.
Vejam o nosso caso: Não vimos Jesus; não tocamos em suas vestes, como aquela mulher do fluxo; não andamos do seu lado, como os discípulos; não participamos da intimidade do Mestre, como João debruçado sobre o seu peito... No entanto, aceitamo-Lo por fé sem questionamentos. Andamos por isso e vivemos por isso. A fé não é palpável, é sentida assim como a confiança. Temos confiança em Deus e Ele acrescenta-nos a fé.
A fé é lealdade e total credibilidade, mesmo quando Ele não responde de imediato as nossas orações. Sabemos que a sua palavra não será contrária, se pedirmos com sabedoria, se pedirmos com fé...
Nos relatos bíblicos, temos a evidencia da fé de alguns personagens: Moisés, na travessia do Mar Vermelho (Ex. 14. 21 e 22); Josué, na queda da muralha de Jericó (Js. 6. 15 e 16) e na oração em que pediu e o sol parou no céu (Js. 10. 12,13 e 14); Elias, no monte Carmelo (1ºRs.18.36 a38); Eliseu, ao pedir a unção dobrada de Elias (2ºRs.2.9 e10); Rei Ezequias, que doente orou ao Senhor e Ele lhe concedeu mais 15 anos (2ºRs 20.1 a 6); Sadraque, Mesaque e Abednego, na fornalha de fogo ardente (Dn. 3.24 a 26); Daniel, na cova dos leões (Dn. 6.16 a 23) e tantos irmãos que estão relacionados na Galeria da fé (Hb. 11)...
E olhando para nós... Que fé exercitamos? Que terreno estamos pisando? Para alguns, parece que a fé é apenas de fachada: “Eu tenho fé, mas mesmo que o Senhor fale comigo acho que não tenho coragem”. “Cansei, não espero mais nada”. “A vida cristã é muito can sativa, muito pesada e perigosa...” Mas... Quando se fala no céu todos são unânimes em responder que querem ir morar lá. Estranho não? Que fé é essa? Quando o Senhor fala, Ele garante. É pela fé que vivemos e enxergamos longe como Abraão. É pela fé que oramos pelos enfermos com a certeza que o nosso Deus vai operar o milagre e, quantos milagres têm sido realizados em nossas vidas! Precisamos de mais evidências? Pertinho de nós existem pessoas que exerceram a fé. Rumores de milagres nos chegam por ocasião da fé posta em prática por alguns irmãos e, mesmo assim somos céticos em aceitar ou absorver esses acontecimentos.
Deus nos concedeu, através de Jesus Cristo, a possibilidade de ver além de nossa perspectiva. Temos no Senhor a maior evidência da fé: Resgatou-nos do lamaçal do pecado e nos trouxe à comunhão com o Pai. Mostrou-nos que se tivermos uma fé do tamanho da semente de uma mostarda, poderemos ultrapassar a barreira do impossível.
Como já disse anteriormente, a fé é olhar além do impossível. É acreditar sempre mesmo que o mar esteja à frente, ou um bando de leões prontos ao ataque. É também dormir sossegado em meio a formigas e baratas, sabendo que o Deus de Israel, o nosso Deus, não nos desamparará em nenhum momento se Ele, na sua Onisciência ver que a necessidade nos fez agir dessa ou daquela maneira. O que não podemos é tentar ao Senhor fazendo coisas só porque sabemos que Ele nos livrará.
Fé é andar na dependência de Deus como uma criança no colo de sua mãe: sem titubear, sem questionamentos... O Senhor no comando das nossas vidas. Porque só Ele, e sómente Ele, tem o poder de transformar o impossível em algo possível. Fé é ir além muito além como Bartimeu, filho de Timeu que, sem enxergar teve fé, creu e foi curado.
Assim somos eu e você: Se tivermos convicção do que cremos e se tivermos fé, seremos curados e andaremos sobre as águas.
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Amém!!!

Nenhum comentário: