sábado, 12 de novembro de 2016

Mariana - Rio Doce - Agonia-26-10-16

 Mais uma vez estamos à beira de outra tragédia. O estouro da barragem de Fundão em Mariana, que matou 19 pessoas, destruiu várias cidades e dizimou o Rio doce, novamente ameaça. Enquanto todos ficam de braços cruzados, a tragédia se anuncia como um fantasma permanente na vida das pessoas. Não apenas os ribeirinhos foram afetados, mas toda a nação sofre com esse sinistro que foi o maior acontecido no mundo, com respeito às mineradoras.  O desastre mexeu com uma das economias mais rentáveis e imprescindíveis dos municípios por onde passa o rio. Centenas de pessoas que dependem do pescado foram prejudicadas e, não só os pescadores, mas o comércio também foi afetado.
Destruir um rio é destruir vidas. Quando olhamos para o rio doce, chegamos à triste conclusão de que ele não se recuperará nessa geração e nem na próxima, isso na opinião dos mais otimistas. O quadro é trágico, mas todos agem como se não tivesse a menor importância e nem ligam para o sofrimento alheio. Afinal, não é o bolso deles que está em perigo... A cena de um rio, outrora vivo e esplendoroso, com centenas de peixes mortos boiando em meio à lama, chocou, não só  a nós os capixabas, mas todo o país e também o mundo. Hoje assistimos espantados que nenhuma ação concreta está sendo feita para estancar a ganância. O que vemos é decretação e mais decretação de multas que parecem não surtir nenhum efeito conclusivo. Daqui a pouco a mineradora volta a operar, trazendo mais riscos à população que está sendo alocada em outro assentamento.
Se empresas que cometem crimes ambientais fossem embargadas e impedidas de funcionar, outras não iriam pelo mesmo caminho destruindo a natureza e destruindo vidas. O que impede essa ação é o assédio do dinheiro que antes de cegar o entendimento, enchem os olhos cobiçosos. Até parece que ficam torcendo para acontecer tais coisas para encher os cofres públicos de money: Dinheiro no bolso, dane-se os outros.

A barragem de Fundão ainda está escoando lama e prestes a estourar novamente. Basta apenas uma chuva torrencial na região. Se isso acontecer, todos os planos à longo prazo estarão perdidos e o rio doce... Nunca mais.