domingo, 24 de janeiro de 2016

A função do cajado e da vara-24/01/2016


Muito se fala sobre o cajado, mas muito cristão pouco ou quase nada sabe a respeito desse instrumento muito usado pelos pastores na Palestina. O cajado é um instrumento especial: Uma vara com um lado curvo igual a um gancho. Esse instrumento não é para espancar a ovelha. A função dele é, com o lado reto, conduzir a ovelha mansamente tocando-lhes nas patas de leve para que elas retornem ao seu caminho não se desviando e, com a outra extremidade, curva numa espécie de gancho, tirá-la de algum buraco ou vala que ela vier a cair.  Ele tem também a função de contenção dos ovinos, proporcionando bem estar animal, pois o cajado "estende" o braço do pastor em aproximadamente 1,5 metros, a mesma distância de zona de fuga dos ovinos, ou seja, quando o animal menos espera, o pastor já o conteve, diminuindo o estresse.
Por essa razão, a contenção do rebanho ovino jamais deve ser feita com laço ou similares, pois ocasiona grande estresse no rebanho e os animais ficarão mais ariscos. Alguns ministros, não sabendo discernir entre a vara e o cajado, optam por dar ao mesmo uma função que não existe. Na igreja, o pastor contemporâneo, tal qual o pastor de ovelhas, deve usar a vara com grande cuidado, mas nunca vacilar em defender a congregação ou hesitar em alertar os membros da aproximação do perigo.  Deve saber manejar o seu cajado com destreza: Tanto para socorrer um membro caído, fraco na fé, na disciplina e orientação pastoral, deve ser usado com suavidade para não ferir. A vara e o cajado são a Palavra e os dons que o capacitarão a apascentar o rebanho do Senhor. O Pr. que assim age verá a sua igreja fortalecida. Quanto a vara, os pastores de ovelhas a usam para verificar alguns parasitas ou espinho que porventura aderirem nos pelos dos animais. À tarde quando elas entram no aprisco, o pastor fica na entrada e, uma a uma pára perto dele e este verifica, passando a vara em seu pelo enquanto a mão mansamente vai deslizando para ver se há alguma ferida na pele do animal. É um trabalho meticuloso e paciente de todos os dias, ao cair a tarde. Ao ser analisada, e se tudo estiver normal, o animal segue tranquilamente para o seu lugar. Mas, se houver alguma anormalidade, o pastor coloca unguento nas feridas. Para isso, uma maleta com primeiros socorros é equipamento essencial do pastor. Elas o conhecem e sabem que perto dele estão bem guardadas e fora de perigo. O pastor da congregação não deve agir diferente na hora que a ovelha aparecer “ferida”, com algo no coração interferindo a comunhão com os demais membros e até mesmo com o próprio. Deve ter o discernimento, sabedoria e amor necessários para aconselhá-la não deixando que raízes de amargura finquem ramificações que viriam destruir interiormente a si mesmo e a outrem. O perigo são alguns pseudopregadores que não conhecem a diferença nem o uso, tanto do cajado quanto a vara e saem disparando sermões pesados e sem conteúdo. Que o Senhor Jesus os ajude e o Espírito Santo lhes dê entendimento e sabedoria para que muitos irmãos não saiam do templo magoados e tristes.
Que o Senhor os abençoe abundantemente.
Amém!!!


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

  Lição 4 - Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará-24/01/2016 
 A vinda do Senhor será repentina. Num piscar de olhos e muitos irmãos que estão vivendo despreocupadamente como se não houvesse um final para as suas existências com certeza se arrependerão. Seus planejamentos são feitos visando um futuro à perder de vista. Não é pecado planejar. Jesus mesmo foi um grande organizador e estrategista e nos deixou ensinamentos de como planejar e se organizar e, mesmo quando Ele ensinava sobre a Sua vinda, estava nos ensinando a nos organizar como cristãos. A estória do ladrão que chega repentinamente e pega todos de surpresa era um desses ensinos. Se o cidadão não usar de estratégia tudo vai por água abaixo. Mas, hoje os estudos e as pregações atuais não atingem o âmago do ouvinte. As mensagens de púlpito estão mais preocupadas com o bem material deixando o lado espiritual sem proteção. E nós, deixamos as oportunidades de salvação que estão bem debaixo de nossos narizes e olhando para coisas que passam que nem fumaça. Nosso coração deve estar comprometido com as coisas do alto e descompromissado com o mundanismo, pois, o prazer carnal e visual tem deixado muitas almas na fila do inferno, porque não conseguem resistir ao Diabo e às suas ciladas. Hoje, muitos não oram nem vigiam. É sinal de que a principal meta na vida do crente está desprezada. E as escrituras nos alertam: "Orai sem cessar" (l Tess. 5.17).