sábado, 6 de abril de 2013

Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Lc 18. 18



Algumas pessoas não entendem um principio bíblico: Para herdar o reino dos céus é necessário renunciar a tudo que não condiz com a posição cristã. Que farei para herdar a vida eterna? Perguntou o jovem. Ele sabia o que era necessário fazer. Perguntou por desencargo de consciência... Jesus respondeu-lhe: Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe... Ah! Isso tudo eu faço desde a minha meninice. Quando perguntamos às pessoas sobre o reino dos céus, elas logo respondem: Não fumo, não bebo, não trapaceio, não falo palavras de baixo calão e por aí vai... Honra aos pais? A cabeça abaixa e a vergonha toma conta, porque nesses casos, pai e mãe são como nada. E, quando o assunto é renunciar a vida mundana e se entregar a Cristo...  Ah! Eu já sou de Cristo... Ele me aceita do jeito que sou... Certo. Certíssimo. Mas, e a parte de declarar publicamente confessando com os lábios que Jesus é o Senhor da sua vida? Não! Eu não preciso levantar as mãos pra ir para o céu! Não? Tem certeza?    Vai, vende tudo o que tem  dá aos pobres...  É necessário fazer isso? Eu tenho de me desfazer das minhas propriedades? Quer que eu fique pobre?  Não era isso que Jesus queria e sequer pensou nisso... Jesus queria uma real entrega daquele jovem.  Ele amava mais os bens materiais... E por eles estava disposto a perder a vida eterna. Algumas coisas, às vezes, se tornam um empecilho à vida eterna: Às vezes, um bom emprego, uma boa e confortável convivência com os amigos e parentes, não que isso seja pecado... As pessoas podem e devem querer essas coisas. Só não podem deixá-las tomar o lugar de Deus em suas vidas.  Jesus o olhou no fundo do coração e enxergou nele o que estava escondido. Enxergou nele o que ele mesmo não conhecia. Jesus viu qualidades e o Amou, mas, também viu defeitos e entristeceu a ponto de coloca-lo contra a parede: Vai, vende tudo o que tem dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. O olhar de Jesus é profundo. É penetrante... Vai até a alma. Impossível evitar o Seu olhar. E nós? Jesus também nos olha através da alma. Ele perscruta o nosso íntimo... Nada... Nada fica escondido: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo... Como? A novela ou Deus? Quando estamos diante da TV, lembramos às vezes de Deus... Quando assistimos a um filme, damos boas gargalhadas sem lembrar-nos do nosso próximo, que pode ser um vizinho que está com dificuldades financeiras... Somos o homem natural nas coisas naturais, mas, quando o é para ser nas espirituais aí a distancia é imensa. Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Muitos se perguntam: O que fazer? Aceite o Senhor Jesus hoje e tu e a tua casa será salva. Mas, o que tenho de dar em troca? Seu corpo, seu espírito, sua alma, seus pensamentos, seus sentimentos, seu íntimo... Sua vida! Só isso. Ela é preciosa aos seus olhos? Então não tem remédio para você. Por amor a vida muitos perderam a vida eterna. E, por desprezar a vida, ganharam a vida eterna. Para herdar o reino dos céus, deve haver renuncia, altruísmo, filantropia... Deve-se despojar do eu interior... Para herdar o reino dos céus, deve haver acima de tudo... Sinceridade.     
Que o Senhor os abençoe abundantemente.
Amém!                                                

Nenhum comentário: